Com o intuito de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da proteção às mulheres, os estudantes do Itinerário Formativo de Assistente Administrativo da Escola Estadual Professor Braz Sinigáglia, que oferta educação em tempo integral, realizaram atividades criativas e educativas durante as aulas da Unidade Curricular Profissionalizante: Direito Digital, conduzidas pela professora Tamires Klebis Galharde.
Instituído pela Lei Nº 14.448, de 9 de setembro de 2022, o “Agosto Lilás” é dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. Como parte da programação, os estudantes elaboraram um painel interativo, confeccionaram cartazes utilizando a ferramenta CANVA, produziram resumos explicativos sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), e apresentaram um curta-metragem com representações sobre a campanha.
A atividade de conscientização foi além das salas de aula. Com carinho e dedicação, os estudantes criaram flores lilás, bilhetes e mimos que foram distribuídos a toda a equipe escolar, reforçando a mensagem de apoio e respeito às mulheres. Para garantir que todos os discentes compreendessem a importância da lei, foi realizada uma atividade interativa: balões contendo trechos dos artigos da Lei Maria da Penha foram estourados, promovendo a leitura e a reflexão entre os participantes.
O diretor da escola, Clodoaldo Pires de Farias, elogiou a iniciativa: “Parabéns à professora Tamires e aos estudantes pela atividade desenvolvida com eficácia, excelência e comprometimento. Agradeço a toda a equipe escolar pelo apoio e colaboração na atividade desenvolvida.”
As ações dos estudantes reforçam o papel da escola como espaço de formação cidadã e conscientização, contribuindo para um futuro mais justo e seguro para todas as mulheres.
Mín. 22° Máx. 40°