A Prefeitura Municipal de Bataguassu iniciou nesta segunda-feira, dia 12 de maio, uma grande operação de combate à dengue por meio da aplicação de fumacê em diversos bairros da cidade. A medida, coordenada pela Secretaria de Saúde, será realizada até quinta-feira, dia 15 de maio, com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o cronograma divulgado, nesta segunda-feira (12), os bairros Campo Grande, Bom Giovane, São João, Santo Antônio e Modelo II recebem o fumacê das 17h às 20h.
Na terça-feira (13), a ação será realizada em dois períodos: pela manhã, das 5h às 8h, nos bairros Vila Nova, São Francisco, Santa Luzia e Primavera; e à tarde, das 17h às 20h, nos bairros Acapulco, Recanto, Solito Real, Novo Horizonte e São Pedro.
Na quarta-feira (14), o fumacê será aplicado de manhã, das 5h às 8h, no Centro, Santa Rosa e Santa Maria. À tarde, das 17h às 20h, será a vez dos bairros América I, Américaii, América III, Modelo, Modelo III e Modelo IV.
O encerramento da operação acontece na quinta-feira (15), das 5h às 8h, nos bairros Nova Porto XV e Retas.
A Prefeitura orienta os moradores a colaborarem com a ação, tomando cuidados importantes durante a aplicação do inseticida: manter portas e janelas abertas, retirar roupas do varal, cobrir alimentos, utensílios domésticos e vasilhas de animais, além de proteger gaiolas de pássaros, já que o veneno pode ser tóxico. Moradores que criam abelhas devem avisar a equipe responsável, pois o fumacê pode afetar as colmeias.
A mobilização reforça o compromisso da administração municipal em proteger a saúde da população e conter o avanço das arboviroses em Bataguassu.